top of page

O coletivo Infinitos Monos nasceu em novembro de 2013 com o intuito de gerar um espaço de criação multidisciplinar. É integrado por um núcleo de artistas composto pelos chilenos Javier Cruz, designer industrial, museógrafo e programador e Melissa Mardones, atriz e diretora de teatro e o artista brasileiro Pedro Dell’ Orto, cineasta. Também conta com importantes colaborações como a musicista e baterista Julia Dell’Orto.

 

Buscamos gerar encontros com profissionais de diversas áreas que desejem explorar formas de interação com o “público”, possibilitando que ele seja parte da criação. As nossas ações buscam dissolver a fronteira da obra com o espectador, convidando-os a sair do espaço contemplativo e transformar-se, não apenas em espectador ativo, mas em gerador da obra.

 

Em dezembro de 2013, Infinitos Monos participou do Festival Rua dos Inventos que aconteceu na cidade de Rio de Contas entre o dia 27 e 28 de dezembro de 2013. A proposta desenvolvida foi O que não se vê quando se vê, que contemplou duas ações: a exposição Gabinete das Lembranças e a intervenção urbana Cartografia da Memória.

 

Em abril de 2014, Gabinete das Lembranças foi selecionado pela Secretaria de Cultura da Bahia - SECULT, e receberá o financiamento para ser replicado em três municípios do interior, no território de Chapada Diamantina nas cidades de Andaraí, Palmeiras e Morro do Chapéu.

 

O Teorema dos Infinitos Monos "afirma que um macaco digitando aleatoriamente em um teclado por um intervalo de tempo infinito irá certamente criar um texto qualquer escolhido, como por exemplo a obra completa de William Shakespeare."

 

Acreditamos no poder dos infinitos monos para gerar qualquer coisa. Gerar momentos abertos à interação de quem deseje participar. Gerar momentos de felicidade, de poesia, no encontro com o ser criativo que somos.

 

 

Javier Cruz - Pedro Dell' Orto - Melissa Mardones

bottom of page